Inteligência territorial para a produção Agropecuária
serviço
de análise espacial
para tomada de decisão estratégica
Sobre

O Serviço de Análise Espacial (SAE) surgiu com o objetivo de compreender a dinâmica agropecuária, visando uma produção agrícola, pecuária e florestal mais sustentável, no tempo, para todo o território nacional.

Através dele é possível conhecer o perfil da dinâmica espaço-temporal de produtos agropecuários e saber, também, qual é a tendência da evolução territorial, pois indica em que direção tais produtos estão se movimentando.

O SAE pode ser aplicado a diversas cadeias produtivas, em diferentes contextos do agronegócio e em diversas escalas, proporcionando uma gestão territorial eficaz da agropecuária.

Importância
Identificar a velocidade da dinâmica espaço-temporal de produtos agropecuários e sua tendência de evolução territorial;
Analisar, com inteligência territorial em nível estratégico, as relações entre os elos das cadeias de produção agropecuária;
Identificar onde ações de transferência de tecnologia devem ser priorizadas;
Integrar questões produtivas, ambientais, econômicas e sociais, gerando como resultado mapas, gráficos e relatórios com o perfil da dinâmica.
Metodologia

Os métodos adotados no SAE são baseados na disponibilidade de dados dos principais componentes das cadeias produtivas, sendo um de seus grandes diferenciais a utilização de cálculos estatísticos para a verificação da qualidade dos dados e análises espaciais desses dados, permitindo que os resultados sejam objetivos e suportados por uma metodologia adequada. Podem ser utilizados dados específicos para cada setor do agronegócio, desde que seja fornecida uma série histórica com duração adequada.

A análise crítica dos dados é baseada em parâmetros estatísticos e, para cada produto do agronegócio, busca-se critérios científicos da literatura específica. Tem a função de verificar incoerências nas bases de dados.

Dentre as metodologias de análises espaciais utilizadas no serviço destaca-se a determinação de centros de massa. A determinação do deslocamento do centro de massa de produtos agropecuários permite gerar vetores que determinam o perfil da dinâmica espaço-temporal das atividades agropecuárias.

Embrapa Gestão Territorial