Brasil Acesso à Informação

Sobre

O projeto ARAquáGeo (ARA: Avaliação de Risco Ambiental, Aqua: água e Geo: geográfico), liderado pela Embrapa Gestão Territorial , é uma evolução do software ARAquá. Seu objetivo é auxiliar as avaliações de riscos ambientais de agrotóxicos, em cenário de uso agrícola, considerando as possíveis contaminações de corpos d’água superficiais e subterrâneos, comparando os Quocientes de Risco (QR) com Níveis de Preocupação (Level of Concern - LOC) recomendados.

O ARAquáGeo é uma ferramenta em desenvolvimento, que será utilizada pela Embrapa Gestão Territorial, para a prestação de seus serviços relacionados à gestão territorial da contaminação dos recursos hídricos. Por meio dele será possível estimar as Concentrações de Agrotóxicos (CAE) e os Quocientes de Risco (QR), em corpos d'água superficiais e subterrâneos. É a única aplicação, com modelo matemático, desenvolvida especificamente para as condições brasileiras e que considera a distribuição espacial. Por meio do ARAquáGeo, as estimativas de contaminação d'água são incorporadas em programas de geoestatística e Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para a geração de mapas de risco ambiental.

Os mapas obtidos podem ser utilizados como subsídios na tomada de decisão de gestão de risco ambiental, possibilitando o planejamento do uso de agrotóxicos e o monitoramento dos seus resíduos no ambiente.

A parceria da Embrapa Gestão Territorial com a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp , em Botucatu, aconteceu em 2012 e, de lá pra cá, as equipes vem aprimorando o ARAquáGeo continuamente.

ARAquáGeo
Água para uma agricultura sustentável.

Embrapa Gestão Territorial